O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Considerando as normas do MEC, aconteceu em 2011 às provas do IDEB nas escolas municipais e estaduais do município de Corupá, com alunos dos 5ºs e 9ºs anos. O resultado foi anunciado em meados de agosto do corrente ano, deixando o corpo administrativo, docente e discente da Escola Aluísio muito feliz, pois obtivemos a maior média no município, sendo que nos anos iniciais a média foi de 6,6 e nos anos finais foi de 5,2 .
A diretora Vivian Marina Dallmann Soares Pereira estende o mérito ao empenho profissional dos professores, o acompanhamento constante dos pais e responsáveis, bem como a dedicação dos alunos aos estudos. A escola, segundo a diretora, é local onde se busca novas aprendizagens, conhecimentos, desafios, trocas, parcerias. O sucesso só é alcançado mediante a um objetivo comum entre a unidade escolar e família: formar cidadãos que valorizam as oportunidades, assumindo seus papeis na sociedade em que estão inseridos, tendo como base uma educação de qualidade.
Para a professora Clarice Judacefsky o comprometimento com a Educação e o envolvimento dos pais com a vida escolar de seus filhos contribuem e fazem a diferença para se atingir metas e objetivos traçados visando um processo de ensinoaprendizagem de melhor qualidade.
Já a coordenadora Rosane Martini Berti também acredita que o sucesso atingido no IDEB é fruto de um trabalho coletivo, entre escola e família. Este trabalho vem sendo construído ao longo dos anos, já que a comunidade escolar é um espaço de trocas, diálogos, construção e reconstrução de conhecimentos, de conceitos em busca de respostas para os desafios da atualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário