A importância do EU foi trabalhado com alunos do Jardim I através de pesquisas com os pais, referente à história de cada um. Estudo do corpo humano e a exposição de roupas que usavam quando bebê possibilitou a seguinte pergunta: Será que crescemos?
Fizemos à marcação da nossa estatura no pescoço da girafa (painel da sala), onde constantemente as crianças se medem para verificar seu crescimento. Os alunos também trouxeram fotos de quando eram bebê e assim puderam se conhecer e conhecer o outro, percebendo as mudanças ocorridas com cada um.
A identidade é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas. A começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar, o que caracteriza uma história pessoal, única.
Junto trabalhamos o nome e a letra inicial de cada nome, primeiro com figuras associadas e em seguida com as letras móveis. Também assistimos Barney de A a Z – A importância do nome. Agira quando vêem as letras já começam: está é a minha, está é a da mamãe, do papai e até do nome do amiguinho. Para encerrarmos, confeccionaremos um álbum com as pesquisas, algumas atividades e foto de bebê. Em sala confeccionamos o painel da turma em forma de centopéia com uma foto atual e o nome de cada criança.
Conforme Rogério Araújo
“Ser criança é viver no sonho e na imaginação... fazer arte, cantar, dançar e à noite descansar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário